quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

14 de Novembro

Finalmente, depois de muito atraso, eis o vídeo que prometi na postagem "Reflexão sobre o reflexo - reflexo de reflexões". Foi um dia depois que esse vídeo foi feito que eu criei esse blog. Muitos de vocês já devem ter visto o vídeo, mas poucos viram os poemas malucos que eu escrevi naquela madrugada. Então eu estou pondo o vídeo e os poemas, pois foram importantes para despertar em mim uma mente mais reflexiva e me ajudaram a tomar a iniciativa de tomar esse blog, mesmo não sendo uma reflexão com foco direto no cristianismo. A data de fabricação do vídeo está em seu título (14 de novembro [de 2011]) e os poemas apresentam as datas abaixo de seus devidos títulos.

Esse então é o vídeo, feito por mim, pela Clara, pelo Andrew, pela Liz e pelo Pedro:



Quem quiser a letra ou entender melhor o que quer dizer tudo, veja no blog da UPA (http://upapo.blogspot.com/2011/12/14-de-novembro.html). Explicação melhor não há.

Agora os poemas:

--------------------
Os 5 Amigos
(Viçosa, 14/11/11, 11:?? PM - 11:5? PM)

  O Calvo, a Ruiva, o Loiro, a Branca e Eu;
  Segunda juntaram no lugar que ele escolheu;

  Casa  dos casados foi onde reunimos,
  Ingerimos pipoca, sanduíches, doces e coca;
  Na sala sentamos e a um filme assistimos;
  Comida americana, tanto refri como a pipoca;
  O filme era louco e bruto, de nome Amnésia.

  Após o filme, a Branca pediu uma música,
  Mastigamos a ideia e cuspimos nossa tarde,
  Instrumentos: violão, câmera, papel, canetas e alma lúdica,
  Gastamos imaginação e tempo, e produzimos até tarde,
  O vídeo vai ficar muito bacana, foi bem inspirado,
  Sim, DALÔ nos iluminou, sempre é bem-humorado!
--------------------

Esse foi simples. Calvo é o Pedro [Paulo], Ruiva é a Liz, Loiro é o Andrew, Branca é a Clara e Eu sou eu (Davi). Quanto a Dalô, não é algo de nossa época, mas é um cara que não é um cara e inexplicável. O título do poema pode ser visto no que eu chamo de "maiúsculas versais" (a primeira maiúscula de um verso, destacadas em vermelho no poema), de cima pra baixo. Tirando isso só as rimas (a maioria pobre) deram trabalho nesse poema. Agora segue o outro:

--------------------
Os 5 Amigos II
(Viçosa, 15/11/11, 12:00 AM - 12:28 AM)
  Onde começar? Eu desenhava e dragão trípede inspirou"s",
  Saca só: caderno, canetinhas, gravador, vareta, câmera, imaginação!

  Cinco nós éramos: Calvo, Ruiva, Loiro, Branca, Eu.
  Instalamo-nos na casa de Calvo&Ruiva,
  Numa inspiração DALÔística experiente Ruiva empunha o violão,
  Com uns 35 minutos escolhemos 2 filmes, se extendeu!*
  Ociosas as mentes produziram bem, e juntos como brows,

  As 3 da tarde encontramos na vídeo cine**,
  Mas, cabado filme, Branca propõe compor,
  Ingolimos pipocas negras americanas*** feitas pela Ruiva,
  Garantimos muita coca: nove litros deixaram o Bahamas!
  Organizamos "nada" em forma de música e vídeo com instrumentous!
  Saímos até felizes de Pombal****, no interior do Clio a chuva não era problema, não!

  Inda vendo filme (Amnésia) e bebendo coca alguém uiva:
  Isso é doidera dimais, o filme é de trás pra frente! Entender é inútil tentativa!
--------------------

Esse daí é muito mais complicado. Os personagens são os mesmos, e você também pode ver o título do poema nas maiúsculas versais, de cima pra baixo, mas a ordem cronológica do poema é outra. Nesse poema, a ordem cronológica está de acordo com a ordem alfabética das maiúsculas versais, ou seja A-C-C-G-I-I-I-I-M-N-O-O-O-S-S. Assim, "As 3 da tarde encontramos na vídeo cine" é, na ordem cronológica do poema, o primeiro verso. Agora, quando se repetem as letras, a que aparece mais no topo do poema vem antes na ordem cronológica. Logo "Cinco nós éramos..." é o segundo verso e "Com uns 35 minutos..." o terceiro. As rimas são outra coisa. Cada verso com maiúscula versal igual rima entre si. Os versos isolados não rimam (exceto o verso "N", que rima com os versos "S" por acidente). Mas aí você diz "pra que isso tudo? Porque não fazer um poema normal?", e eu respondo "sei lá!". Essa noite deu inspiração de escrever doidamente aí eu escrevi. Por isso eu digo que experimentei a junção de coca-cola com ócio criativo.

Bem, é isso aí. Muita doideira.



* A versão original diz " [se] e[x](n)tendeu[!](?) ", sendo usado o que está [entre colchetes] descartando o parênteses e seu interior, ou usando o que está (entre parênteses) e descartando o colchetes e seu interior, ficando duas frases [se extendeu!] e (entendeu?). Na transcrição pro blog descartei o parênteses.
** Locadora de Viçosa.
*** Na verdade o milho era preto e a pipoca era brancassa. Muito boa.
**** Pombal é o lugar onde o Pedro e a Liz moram.

Um comentário:

  1. Hihi me diverti muito lendo o blog, os poemoas, o vídeo! Gostei pra caramba! =)

    ResponderExcluir