quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Reflexão Devocional sobre a Sabedoria

Essa foi uma das primeiras devocionais que eu fiz pra diretoria da UPA, e foi falada na reunião da diretoria do dia 6/10/10. Foi uma reflexão sobre a sabedoria principalmente nos livros de Provérbios e Romanos. Fiz umas adaptações pra encaixar aqui no blog, e as ideias novas que julguei necessárias acrescentar estão sublinhadas.
Obs: Nessa época minha bíblia era NTLH e eu só usava ela, por isso todas as passagens foram retiradas dessa versão.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Reflexão Devocional sobre a Sabedoria

Aquele que quer aprender gosta que lhe digam quando está errado; só o tolo não gosta de ser corrigido. 
Provérbios 12:1, NTLH.
O filho sábio aceita os ensinamentos do pai, mas o que zomba de tudo nunca reconhece que está errado.
Provérbios 13:1, NTLH.

      Esses dois versículos deixam claro que pra gente ter sabedoria temos que estar dispostos a aprender e a ouvir pessoas mais sábias e experientes. Confesso que muitas vezes sou teimoso e inflexível, características de um tolo. Todos nós temos que trabalhar a vontade de aprender tudo o que pudermos, e usar a bíblia para discernir o certo do errado. Outra coisa necessária para conseguir sabedoria é algo que está escrito em Pv. 14:17, 29:

Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo. 
Provérbios 14:17, NTLH.
A pessoa que se mantém calma é sábia, mas a que facilmente perde a calma mostra que não tem juízo. 
Provérbios 14:29, NTLH.

      A calma é fundamental no caráter de um sábio. A teimosia e a pressa andam muito juntas, já percebeu? Você usa argumentos fracos mas de modo veloz quando quer dissuadir alguém, quando você não quer aceitar a opinião da pessoa. A pressa é amiga da insensatez, pois o insensato se apressa a dizer o que quer, sem pensar no que fala e nas consequências decorrentes de tal fala. E justamente as palavras são a próxima ferramenta da sabedoria que iremos discutir:

Você terá de aguentar as conseqüências de tudo o que disser. O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.
Provérbios 18:20-21, NTLH.

      Um sábio tem que escolher muito bem suas palavras. Se você fala uma coisinha errada você pode estragar tudo. Como diz o texto, uma palavra pode definir o rumo de uma vida, ou até mesmo acabar com tal vida. Mas existe algo por trás das palavras, algo que ordena essas palavras?

Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos. Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas. Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado. Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo. Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.
Provérbios 4:23-27, NTLH.

      Aquele que disse isso foi o homem mais sábio da Terra. Vejam o versículo 23 de novo (até o primeiro ponto final). Os pensamentos, a mente. Eles que controlam suas ações, palavras, sentimentos. Nós devemos tomar as rédeas de nossos pensamentos, pois as vezes um pensamento ruim pode escapulir em forma de palavras e causar muita dor, e nós acabamos ficando com a consciência pesada. Salomão tinha uma mente muito bruta. Devia ser muito bom ser do reino de Israel quando ele era o rei e era fiel e temente a Deus. É até difícil pra gente imaginar um líder sábio e temente a Deus. Imagine como seria ter um presidente assim! Ia ser uma maravilha! Mas mesmo o mais sábio dos homens em seu tempo, Salomão se desviou, e não há ser humano algum, com exceção de Jesus Cristo que nós devamos seguir cegamente. E justamente Jesus é nosso governante e tem uma mente mais poderosa que a de Salomão. Foi Ele quem deu sabedoria a Salomão.


Como são grandes as riquezas de Deus! Como são profundos o seu conhecimento e a sua sabedoria! Quem pode explicar as suas decisões? Quem pode entender os seus planos? Como dizem as Escrituras Sagradas: “Quem pode conhecer a mente do Senhor? Quem é capaz de lhe dar conselhos? Quem já deu alguma coisa a Deus para receber dele algum pagamento? ” Pois todas as coisas foram criadas por ele, e tudo existe por meio dele e para ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11:33-36, NTLH.
Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele. Por causa da bondade de Deus para comigo, me chamando para ser apóstolo, eu digo a todos vocês que não se achem melhores do que realmente são. Pelo contrário, pensem com humildade a respeito de vocês mesmos, e cada um julgue a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu.
Romanos 12: 2-3, NTLH.
Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio! 
Romanos 12:16, NTLH.


      Ninguém pode alcançar, medir ou definir a sabedoria de Deus. "Quem pode conhecer a mente do Senhor?" É bom saber que, mesmo com todos os problemas, quem guia a nossa vida é o Senhor dos Exércitos, Onipotente, com amor e sabedoria indimensionáveis.

      Depois que fiz a devocional para a reunião da diretoria, anotei na folha outros textos que me saltaram aos olhos. Vou deixá-los aqui pra vocês refletirem em cima deles também (não anotei nada sobre eles, só a referência).

O que tu queres é um coração sincero; enche o meu coração com a tua sabedoria. 
 Salmo 51:6, NTLH. (Aqui eu anotei "temos de pedir a sabedoria", como no próximo texto.)

Certa vez, Salomão foi a Gibeão oferecer sacrifícios porque naquele lugar estava o altar mais famoso de todos. No passado ele havia queimado ali mil animais como sacrifício a Deus. Naquela noite, o SENHOR Deus apareceu num sonho a Salomão e perguntou: —O que você quer que eu lhe dê? Ele respondeu: —Tu sempre mostraste grande amor por Davi, meu pai, teu servo, e ele era bom, fiel e honesto para contigo. Tu continuaste a mostrar a ele o teu grande e constante amor e lhe deste um filho que hoje governa no lugar dele. Ó SENHOR Deus, tu deixaste que eu ficasse como rei no lugar do meu pai, embora eu seja muito jovem e não saiba governar. Portanto, dá-me sabedoria para que eu possa governar o teu povo com justiça e saber a diferença entre o bem e o mal. Se não for assim, como é que eu poderei governar este teu grande povo? Deus gostou de Salomão ter pedido isso e disse: —Já que você pediu sabedoria para governar com justiça, em vez de pedir vida longa, ou riquezas, ou a morte dos seus inimigos, eu darei o que você pediu. Darei a você sabedoria e inteligência, como ninguém teve antes de você, nem terá depois. Mas lhe darei também o que não pediu: durante toda a sua vida, você terá riquezas e honras, mais do que qualquer outro rei.
1 Reis 3:4-13, NTLH.

—Vocês só poderão ter frutas boas se tiverem uma árvore boa. Mas, se tiverem uma árvore que não presta, vocês terão frutas que não prestam. Porque é pela qualidade das frutas que sabemos se uma árvore é boa ou não presta. Ninhada de cobras venenosas! Como é que vocês podem dizer coisas boas se são maus? Pois a boca fala do que o coração está cheio. A pessoa boa tira o bem do seu depósito de coisas boas, e a pessoa má tira o mal do seu depósito de coisas más. Eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, cada pessoa vai prestar contas de toda palavra inútil que falou. Porque as suas palavras vão servir para julgar se você é inocente ou culpado.
Mateus 12:33-37, NTLH.

A pessoa que pensa que sabe alguma coisa ainda não tem a sabedoria que precisa.
1 Coríntios 8:2, NTLH. - Isso mostra que podemos aprender com Sócrates...




Nenhum comentário:

Postar um comentário